Quando dei este passo em frente, de volta ao filme, queria algo mais do que o estava a conseguir com o filme de 35 mm, por isso comecei a procurar câmaras de médio formato.
Uma das primeiras que tive foi esta Yashica Mat-124 foi, um presente de aniversário da minha mulher.
Uma das primeiras que tive foi esta Yashica Mat-124 foi, um presente de aniversário da minha mulher.
Yashica Mat-124
A câmara:
A yashica Mat-124 é uma câmara reflex de lentes gémeas (Twin lens reflex ou TLR), com visor ao nível da cintura, de médio formato (6 x 6 cm).
É um clone da Rolleiflex, talvez a óptica não esteja ao mesmo nível, mas os resultados obtidos com a objectiva Yashinon, 80 mm 1:3.5, de quatro elementos em três grupos, satisfazem-me plenamente.
No painel das lentes, a ojectiva de visionamento apresenta-se por cima da de captura.
Os botões redondos, entre as lentes e de cada lado, controlam a abertura do diafragma e a velocidade de obturação.
Em cima à direita aparece a tomada do flash e a alavanca de controlo de sincronização do flash é o pequeno círculo amarelo que espreita por trás do controlo da abertura.
O ponto vermelho, às cinco horas da lente de captura, é a ponta da alavanca do retardador do disparador.
Em baixo, do lado esquerdo, situa-se o disparador e respectivo travão, na posição travado (Locked).
Acima do painel das lentes e ao lado direito do emblema, aquele "olho" redondo é a janela do fotómetro CdS, alimentado por uma, agora defunta, bateria de mercúrio PX625
Resolvi este problema, nesta e várias outras câmaras, com um simples adaptador para baterias de zinco-ar (675), usadas nos aparelhos auxiliares de audição.
Esse grande botão redondo controla a focagem, rodando-o o painel das lentes afasta-se ou aproxima-se do plano do filme e simultâneamente do vidro despolido, permitindo ao utilizador focar o assunto.
Neste tipo de câmaras o foco obtido, no vidro despolido do visor, é igual ao da lente de captura, na sua abertura máxima, dado o movimento solidário das objectivas. Temos, porém, de nos acautelar com o erro de paralaxe, notório em distâncias curtas, causado pela distância vertical entre as lentes.
A escala de distâncias está gravada na borda exterior do anel de focagem, que assenta na placa cromada, onde está gravada uma escala de profundidade de campo.
Os dois botões mais pequenos, no topo direito e à esquerda em baixo servem para encaixar os carretos do filme.
Em baixo do lado direito, a tampa cromada, cobre o compartimento da bateria.
Provavelmente repararam que falta alguma coisa em cima do lado esquerdo. Tive de retirar o suporte de acessórios, por duas razões: primeira, não pretendo usar flash ou outros acessórios com esta câmara e, segunda, a câmara não encaixa no estojo com ele instalado.
A grande alavanca de avanço do filme, que duplica a sua função ao armar o disparador, domina a cena deste lado.
Quando é girada totalmente, no sentido dos ponteiros do relógio, avança o filme para a seguinte exposição.
Ao rodá-la, no sentido contrário, arma o disparador.
Ao rodá-la, no sentido contrário, arma o disparador.
Adoro ouvir aquele "taca-taca-taca..."
A janela quadrada por cima da alavanca mostra qual o tipo de filme que está a ser usado: 12ex (120) ou 24ex (220).
A janela redonda, em cima à direita, dá-nos conta do número de exposições já efectuadas.
O processo de carregamento do filme evita a necessidade de uma janela vermelha, para controlar o avanço do filme, basta alinhar a marca start com a seta que se encontra trajecto do filme. A partir daí é só rodar a alavanca, até ela parar na posição da exposição seguinte.
Aqui está o belo estojo de couro, que também tem direito a uma história.
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Aqui podem vê-la com o pára-sol aberto e pronta para a acção, dentro do pára-sol tem uma lupa (3x), montada numa dobradiça, para focagens críticas.
Também dispõe de visor desportivo, para fotografia de acção.
É uma característica valiosa, perceberão o que eu estou a dizer se já alguma vez usaram uma câmara reflex de visor ao nível da cintura. O visor apresenta uma imagem invertida horizontalmente (esquerda<>direita), que pode baralhar um bocado quando estamos a tentar seguir um objecto em movimento.
O fotómetro é bastante rigoroso mas tem um ângulo de medida demasiado largo. Para medições críticas exige proximidade ou engenho.
É uma característica valiosa, perceberão o que eu estou a dizer se já alguma vez usaram uma câmara reflex de visor ao nível da cintura. O visor apresenta uma imagem invertida horizontalmente (esquerda<>direita), que pode baralhar um bocado quando estamos a tentar seguir um objecto em movimento.
O fotómetro é bastante rigoroso mas tem um ângulo de medida demasiado largo. Para medições críticas exige proximidade ou engenho.
Esta câmara é de uma utilização muito agradável, se não nos importamos de ser parados, na rua, por pessoas, que a querem admirar e também se estivermos dispostos a carregar mais de um quilo de câmara.
Acho que compensa...
Se gostaram das fotos acima, tem mais neste álbum.
Características:
Tipo: Reflex de objectivas gémeas
Objectiva de captura: YASHINON 80 mm 1:3.5, 4 elementos em 3 grupos
Obturador: COPAL-SV, velocidades de obturação 1 - 1/500" e B
Retardador do disparo, sincronização de flash M ou X.
Visor: Objectiva YASHINON 80 mm 1:2.8
Lente Fresnel garante luminosidade até aos cantos, lupa 3X para focagem crítica.
Visor desportivo incorporado no pára-sol do visor.
Fotómetro: Incorporado, coincidência de agulhas, tipo CdS.
Gama de sensibilidade de filme 25 a 400 ISO
Ligado quando o pára-sol do visor abre.
Alimentado por uma bateria de mercúrio PX 625 de 1,3 V
Alimentado por uma bateria de mercúrio PX 625 de 1,3 V
Avanço do filme: Por alavanca rotativa com paragem automática do filme, também arma o obturador para a seguinte exposição.
O contador, de zero automático, apresenta o número de exposições efectuadas.
O contador, de zero automático, apresenta o número de exposições efectuadas.
Focagem: O botão de grandes dimensões estende ou recolhe o painel frontal para assegurar a focagem do assunto. A escala está calibrada tanto em pés como metros (3.3 ft ou 1 m até ao infinito)
Filme: 120 (12 exposições) ou 220 (24 exposições)
Outras características: Gama de aberturas de f3.5 até f32
Placa de pressão do filme ajustável para filme de 12 ou 24 exposições.
Janela de informação do tipo de filme carregado
Suporte roscado para cabo de disparo
Compatível com filtros de baioneta Bay-1 (tipo Rollei) de 30 mm.
Placa de pressão do filme ajustável para filme de 12 ou 24 exposições.
Janela de informação do tipo de filme carregado
Suporte roscado para cabo de disparo
Compatível com filtros de baioneta Bay-1 (tipo Rollei) de 30 mm.
Dimensões: 77 x 148 x 101 mm
Peso: 1,100 Kg
Voltem sempre (o;
Olá, tudo bem?
ReplyDeleteEu tenho uma Yashica Mat 124 G, queria saber qual filme eu posso usar nela?
Espero que responda, Obrigada!
(email: msmanzooli@outlook.com)
Usa filme 120
DeleteUsa 120 (12 exposições) ou 220 (24 exposições)
ReplyDeleteComo diz nas caracteristicas 120 ou 220
DeleteParabéns pelo blog Raúl. Fiquei a saber um pouco mais desta bela TLR após a leitura do seu post. Efectivamente, encontrar uma bateria compatível com esta câmara é um problema. Sei que as baterias WeinCELL MRB 625 de 1,35v dão perfeitamente, mas são muito caras e ainda não encontrei a venda em Portugal (..) Quando diz que resolveu o problema da bateria com recurso a um adaptador para baterias de zinco-ar (675) utilizado nos aparelhos auxiliares de audição, não refere qual foi a marca do porta-bateria do aparelho auditivo. Já tentei isso, mas há tantas marcas de aparelhos auditivos, e as dimensões dos respectivos adaptadores varia de marca para marca. Se puder indicar-me qual é o modelo/marca do adaptador do aparelho de audição que encaixou na sua Yashica Mat124, fico agradecido. Abraço.
ReplyDeleteObrigado.
DeleteA bateria é uma zinco-ar 675, encontrada em qualquer casa de aparelhos auditivos, depois basta pôr um o-ring à volta da mesma, pois ela é do formato de uma LR-44, e precisa disso para não andar a dançar lá dentro.
A minha dúvida é onde encontrar o tal anel adaptador (o-ring) adequado a Yashica Mat124. Sabe onde posso encontrar ou tenho que o fazer? Obrigado Raúl.
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