Friday, October 14, 2011

Nº 2 Nikon F-301

Esta comprei-a em em 1989.

Fui em negócios a Düsseldorf e na volta tive de mudar de avião no aeroporto de Schiphol, Amsterdão.
O "duty free" de lá, na altura, era a Meca para quem queria comprar artigos fotográficos e electrónicos 

Comprei dois conjuntos Nikon F-301, com a lente Nikkor "pancake" 50 mm 1:1.8. Uma para mim a outra para o meu amigo Berto Pinto.

Nikon F-301

Mesmo sendo material livre de direitos receava a actuação discricionária das autoridades alfandegárias, por isso, fui à casa de banho, livrei-me das caixas, pendurei uma à tiracolo e "espremi" a outra para dentro da minha pasta Samsonite, daquelas de plástico duro, que se usavam à data.

Feito isto, tinha que agora que passar o tempo.
Estava sentado num banco da sala de espera, quando me lembrei que tinha algumas moedas holandesas na pasta, resolvi ir gastá-las.
Quando tentei abrir a pasta um dos fechos nem mexia. Pelo que lhe apliquei aquela técnica de reparação que costuma resultar com tudo:

Dei-lhe um valente pontapé!

Nem com um, dois, três, a única coisa que consegui foi que me começassem a olhar de forma estranha. Desisti e passei a viajem até ao Porto a pensar o que faria se a Guarda Fiscal me mandasse abrir a mala.

Chegado ao Porto, recolhi o resto da bagagem, passei pelo corredor verde do "Nada a declarar" e só parei em casa, onde o fecho abriu, à primeira, sem qualquer esforço.

Nikon F-301

Nikon F-301


Completei o conjunto com uma grande angular, Nikkor-H 28mm 1:3.5, que o meu cunhado John Roberts me trouxe de Vancouver, e um zoom Sigma 70-210 1:4-5.6.

Características da câmara:

SLR de 35mm com motor integrado.
Montagem de lentes baioneta Nikon
Velocidades de obturador controladas, 1-1/2000 sec, continuo em todos os modos excepto M
Modos de exposição: Prioridade à abertura A, manual e dois modos de programa P e PHi (Velocidades de obturador "normais" no primeiro e altas em Hi)
Avanço motorizado do filme integrado, 2.5 fps em modo continuo (C)
Carregamento automático do filme com reconhecimento DX, da sensibilidade do filme. 
Rebobinagem manual do filme.
Temporizador controlado automaticamente, 10 segundos de atraso.
Energia: 4 pilhas AAA ou 4 AA com adaptador opcional.

Algumas fotos tiradas com ela:

Next Starship leaves in...

Angel

Vanishing point

Vandoma Flea Market

Mais fotos neste Álbum do Flickr

Voltem sempre (o;



2 comments:

  1. Obrigado, Francisco.
    Ainda bem, pois a minha ideia é, não só mostrar as meninas mas, exactamente ajudar os outros a conhecê-las melhor.
    Grande abraço.

    ReplyDelete