Friday, October 21, 2011

WERRA o design que veio do leste



WERRA Triplets

As câmaras WERRA foram fabricadas na antiga Alemanha de leste, de 1954 a 1968 pela Carl Zeiss Jena, na fábrica de Eisfeld.
Werra é o nome de um pequeno rio junto à fábrica.

Estas câmaras são completamente originais.

Numa feira em  Leipzig foram apelidadas de Volkskamera, a câmara do povo.

Foram fabricadas mais de meio milhão destas câmaras, incluindo todos os modelos e variações.

O design é minimalista. A tampa da objectiva, nos modelos de objectiva fixa e nos de objectivas intercambiáveis, quando usam a lente de 50 mm, acumula funções, tornando-se num pára-sol ou serve, ainda, para bloquear os controlos, quando, por exemplo, queremos pedir a alguém que nos tire uma fotografia.

O avanço do filme e, simultâneo armamento do disparador, efectuam-se rodando o anel situado na parte de trás da objectiva.
Todos os comandos estão colocados em anéis à volta da objectiva, ficando apenas o disparador no painel superior da câmara.

O obturador central está situado entre as lentes. O Prestor RVS 750, com uma velocidade máxima de 1/750", é um dos mais rápidos obturadores deste tipo.
Esta velocidade máxima é possível devido ao sistema duplo de obturadores; um para proteger o filme da luz, quando o filme é avançado e o obturador principal armado, este em vez de abrir, parar e inverter o movimento para fechar, como é habitual, simplesmente efectua um movimento de rotação.
Quando se pressiona o disparador, o obturador de protecção abre, nesta altura o obturador principal roda, dando a exposição escolhida e o obturador de protecção volta a fechar.

A lente de origem em todas as câmaras Werra é uma Tessar 50 mm 1:2.8, marcada como Carl Zeiss Jena, apenas Jena ou T, dependendo do período em que foram fabricadas ou do mercado alvo.
Esta situação deveu-se à disputa entre as empresas Zeiss do leste e do ocidente.
Independentemente do nome e das disputas comerciais a qualidade das objectivas é magnífica.
O mesmo se aplica às objectivas Cardinar e Flektogon.

Tenho três exemplares na minha colecção:

WERRA 1e

Werra 1E


WERRA 1e ~1965
Tessar 50/2,8
Prestor RVS shutter 1''-1/750 e B

Algumas fotos tiradas com ela:

Me & Werra1E
Me and WERRA 1e por RaúlM.

Young lady mooning City Hall
Young girl mooning City Hall por RaúlM.


My "new" car
My "new" car por RaúlM.


WERRAmat

Werramat


WERRAmat ~1961
Tessar 50/2,8
Prestor RVS shutter 1''-1/750 e B
A tampa da objectiva serve também de pára-sol.
O fotómetro apresenta uma agulha no visor para auxiliar o ajuste da exposição.

WERRA 3

Werra III


WERRA 3 ~1958
Telémetro integrado e lentes intercambiáveis
Tessar 50mm, 1:2.8
Flektogon 35mm, 1:2.8
Cardinar 100mm, 1:4

O visor apresente guias de enquadramento e correcção de paralaxe para as objectivas de 50 e 100 mm, a lente de 35 mm preenche totalmente o visor, como se pode ver nesta foto TTV, tirada com o meu Sony Ericsson K800i. 

TTV Werra IIIE

Peço desculpa pela desarrumação da minha secretária.
A intenção é apenas mostrar como a Werra 3 tem um visor brilhante e também a sua facilidade de focagem.
A iluminação é apenas da luz do candeeiro da secretária.
A mira do telémetro está colocada no rolo de filme, que como podem ver não está focado, a imagem apresenta-se "partida".


Attack of the Clones

Fotomontagem, feita com Photoshop CS3 e quatro fotos, com as diferentes lentes.


Algumas fotos tiradas com ela:

Me and Werra IIIE in a window shop
Me and WERRA 3 por RaúlM.


Ding Dong
Ding Dong por RaúlM.
Fiquei "agarrado" por esta câmara num photowalk do *Quem vier de digital paga o café*, em que um dos participantes apareceu com uma destas.
O seu design minimalista e a Tessar cativaram-me imediatamente.

Estou muito satisfeito com o desempenho e aparência destas câmaras.
Só tenho pena de não as utilizar com a frequência que elas merecem.

Voltem sempre (o;

No comments:

Post a Comment