Wednesday, October 19, 2011

Nº 7 Nikonos V


Me With Nikonos
Me and Nikonos V pela minha filha Beatriz
Desde miúdo que faço caça-submarina.
Em 1994 fiz o curso de mergulho com escafandro autónomo (CMAS P2). É difícil de esquecer, pois estava a  fazer o exame escrito quando o meu filho nasceu. Na altura ainda não estavam vulgarizados os telemóveis, pelo que a minha cunhada me enviou uma mensagem para o pager.

Durante muito tempo achei que não devia misturar os meus passatempos. Achava, erradamente, que se estivesse a fotografar não iria apreciar o mergulho, por estar demasiado envolvido na actividade fotográfica.

Em 2004 decidi comprar uma Nikonos. Lá fui eu para o €Bay.
Primeiro comprei uma Nikonos II, uma história triste que fica para outra altura. Depois encontrei uma bela Nikonos V, que não deixei escapar.


Nikonos V - 35mm Nikkor
Nikonos V por RaúlM.

A Nikonos V é uma câmara anfíbia de 35 mm com a exposição e obturador controlados electronicamente.
O corpo é de uma liga metálica, coberto de borracha nas zonas mais expostas e selado com juntas tóricas, vulgos o-rings, em todos os pontos estrtégicos.
O fotómetro TTL controla a velocidade do obturador, quando em modo de prioridade à abertura ou informa a velocidade aconselhada em modo manual, a informação é apresentada no visor.
Com um flash dedicado, por ex. SB-105, faz controlo TTL. 
O obturador de plano focal é contínuo 1/30 - 1/1000 seg., em prioridade à abertura, controlado por quartzo, 1/30 - 1/1000 em modo manual, M90 é uma velocidade controlada mecanicamente, mesmo sem bateria e B.
Usa o vulgar filme de 35 mm com uma escala ISO 25 - 1600.
Existe uma vasta gama de objectivas intercambiáveis que usam o sistema de baioneta Nikonos, da Nikon, bem como, de fabricantes independentes.
O visor integrado é dedicado à objectiva "normal", neste caso a 35 mm 1:2.8
Existem visores externos para todas as outras lentes e também um visor desportivo para a lente de 35 mm.
É uma moça avantajada com 145 x 100 x 60mm e pesa 700g.

Nikonos V - 35mm Nikkor Nikonos V - 35mm Nikkor
Nikonos V - 35mm Nikkor Sports viewfinder
Nikonos V por RaúlM.

Com a câmara básica fica-se um pouco limitado.

Por isso adquiri os tubos extensores para fotografia macro.

Nikonos V - Macro tube Nikonos V - Macro tube
Nikonos V - Macro tubes
Nikonos V com tubos macro por RaúlM.

Mais tarde vieram a Nikkor-UW 28mm 1:3.5 eo flash SB-105.

Depois de algumas pacientes buscas no €bay e apanhei esta fantástica objectiva Sea & Sea 15mm 1:3.5, que alargou consideravelmente os meus horizontes.

Nikonos V - 15mm Sea & Sea
NikonosV e Sea & Sea 15mm 1:3.5 por RaúlM.

Nikonos V - Complete Set
Conjunto Nikonos V por RaúlM. 

Este conjunto permitiu-me tirar as fotos seguintes:

Cueva del Delfin (Sargos)
Cueva del Delfin por RaúlM.

Patamares
Patamares por RaúlM.

Nikonos - Begur - Furió Fitó
I love bubbles por RaúlM.


Bégur Furio Fitó
I believe I can fly por RaúlM.

Gliding
Gliding por RaúlM.

Voltem sempre (o;

No comments:

Post a Comment