Wednesday, October 19, 2011

Nº 6 Canon P


Canon P (Populaire)
Esta câmara foi comprada originalmente pelo meu sogro, Eng. Armando Cabral de Sampaio,  numa viajem que fez ao Canadá, para visitar a filha mais velha, que vivia em Vancouver.

Quando fizeram partilhas dos meus sogros a minha mulher ficou com ela, para ma dar.

O conjunto consistia no que vêm na foto acima: a câmara, com a lente Canon 50 mm f:2.8 mais o lindíssimo estojo em couro, visto na foto seguinte. 

Canon P (Populaire)

Quando comecei a explorá-la descobri, para grande prazer meu, que o visor apresentava marcações de enquadramento, não só, para a lente de 50 mm mas, também, para as de 35 e 100 mm.

Descobri também que havia um fotómetro dedicado a esta câmara, daí a razão para a bossa no estojo.
Lancei-me ao €Bay numa busca por essas peças.

Rapidamente encontrei duas belas lentes Canon Serenar:
uma 35mm 1:2.8 e uma 100mm 1;4

Canon P (Populaire) Canon P (Populaire)

Bastante mais tarde e através da mesma fonte encontrei o fotómetro, que podem ver na foto do lado esquerdo acima.

É uma câmara magnífica. É um dos muitos clones da Leica, que usa a rosca m39 (LTM ou Leica thread mount) para montagem das lentes intercambiáveis.
Apresenta um obturador de plano focal metálico, com uma gama de velocidades extensa, 1 - 1/1000 seg., B e X (velocidade de sincronia com flashes electrónicos).

Considero o seu design requintado, com uma atenção extrema aos detalhes.

A alavanca do avanço do filme e a manivela de rebobinagem, só por si, são obras-primas de design.

A rodear o botão de disparo tem um anel côncavo, que ajuda a evitar qualquer tremura ao premi-lo.

Todos os detalhes nesta câmara foram cuidadosamente pensados, em termos de forma e função. Algo espantoso numa câmara apontada a um segmento médio de mercado, daí o seu nome P de Populaire.

Podem ver aqui a lista completa das suas características.

Acho-a tão bonita, que não resisto a mostrar-vos mais alguns pormenores:

Canon P (Populaire) Canon PCanon P Canon Serenar 100mm

Tenho muitas câmaras mas, esta é uma das minhas favoritas.
Podem ver, a seguir, algumas fotos tiradas com ela:

Canon P - Ribeira

Rabelos

Douro morning

Magusto 4.Clube.Portugal

Aqui podem ver um álbum de fotos tiradas com ela, que apresento no Flickr.

Voltem sempre (o;

No comments:

Post a Comment